14 de janeiro de 2020

Equipe

Leonardo F. Nascimento
Coordenação

Sou Químico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (1997), graduado em psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2002), mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo - USP (2007) e doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ (2013). Entre 2010 e 2011 realizei estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Sou especialista em tecnologia aplicada à pesquisa e análise de dados em ciências sociais, especialmente com uso de CAQDAS (Computer Assisted/Aided Qualitative Data Analysis). Atualmente sou professor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/UFBA) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA). Desenvolvo pesquisas sobre Sociologia Digital, mineração/raspagem de dados e análise de mídia (#DigitalSociology #DigitalMethods #Rstats).

Contatos:

E-mail: leofn@ufba.br

Website: https://www.leofn.com/

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7141811368487014

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Leonardo_Nascimento12

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2929-1115

Eric Brasil
Pesquisador Sênior

Professor e coordenador do curso de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), campus dos Malês, Bahia. Membro do GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh. Tem experiência na área de História Social da Cultura, História Transnacional e História Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Carnaval, Cidadania, Pós-Abolição, História das Afro-Américas; Métodos digitais de pesquisa em história.

Contatos:

E-mail: profericbrasil@unilab.edu.br

Website: https://ericbrasiln.github.io/

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6853705640900524

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Eric_Brasil

Academia.edu: https://unilab.academia.edu/EricBrasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5067-8475

Paulo Fonseca
Pesquisador Sênior

Professor Adjunto da UFBA - Universidade Federal da Bahia, no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICTI, Camaçari -BA. Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2005), mestrado em Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología pela Universidade de Salamanca (2009) e doutorado em "Governação, Conhecimento e Inovação", perfil "Impactos Sociais da Ciência e Tecnologia (Sociologia)", pela Universidade de Coimbra (2014). Foi Postdoctoral Research Fellow pelo programa "Science, Technology and Society (STS)", da Universidade de Harvard (2014-2015) e Pesquisador bolsista de pós-doutorado associado ao IRIS - Instituto de Pesquisas de Risco e Sustentabilidade, Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2017). Tem experiência na área dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, atuando principalmente na análise de políticas e práticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de implicações sociais e políticas de tecnologias emergentes.

Contatos:

E-mail: dopaulo@gmail.com 

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4236832055241111

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Fonseca2

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3403-0753

 

Rosana Moore
Pesquisadora Sênior

Possui doutorado (2019) e mestrado (2012) em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em relações raciais, sociologia urbana e criminologia, atuando principalmente nos temas: violência, genocídio, homicídios, desigualdades raciais. Rosana Silva Chagas, atualmente, Rosana Silva Moore Wedderburn.

Contatos:

E-mail: melzana@gmail.com  

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2546352728913607

Leticia Cesarino
Pesquisadora Sênior
Elias Cunha Bitencourt
Pesquisador Sênior
Doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA, com estágio sanduíche no Milieux Center/Concordia University, Canadá; professor Assistente em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenador do Datalab/Ublab - Laboratório de pesquisa em práticas algorítmicas e métodos digitais Design-UNEB. Pesquisador colaborador do Inova Media Lab (Universidade Nova de Lisboa) e da rede Public Data Lab Investiga nos campos: humanidades digitais, métodos digitais, estudos de plataforma, Teoria Ator-Rede e neomaterialismo. Os principais objetos de interesse e pesquisa são: metodologias para estudos de plataforma, mediação algorítmica e a dataficação do cotidiano, culturas de uso e apropriações sociotécnicas em plataformas digitais.
@eliasbitencourtLattes cvResearch Gate
Danielle Sanches
Pesquisadora associada
Pesquisadora da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Pesquisadora Associada do Laboratório de Humanidades Digitais, da Universidade Nova de Lisboa. Doutora em História das Ciências pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) em cotutela com a Casa de Oswaldo Cruz/FioCruz, com bolsas CAPES e CNPq, Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Minhas áreas de pesquisa incluem História dos Saberes e Práticas Científicas, Humanidades Ambientais, Biodiversidade e Humanidades Digitais. Dentro da perspectiva das Humanidades Digitais venho trabalhando com a aplicação metodologias digitais ligadas à Análise Espacial, Análise de Redes e Análise de Texto por meio da aplicação de Processamento de Linguagem Natural e Mineração de Texto. Atualmente desenvolve pesquisa em Métodos Digitais, com foco na influência da cultura algorítmica nas práticas sociais. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Mídia Digital, Fundação Getulio Vargas (FGV), registrado no Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1819032874831494 e Membro-Fundadora da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD).

Contatos:

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1290893382232095

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9916-167X

Twitter: https://twitter.com/dani_sanches

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielle-sanches-de-almeida-2a225a107/

Toni Oliveira
Pesquisador Associado
Tarssio Barreto
Cientista de dados
Vitor Mussa T. Gomes
Cientista de Dados

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Possui interesse temático em investigar as novas formas de exercício de poder que atravessam o capitalismo de plataforma. De outro lado, se interessa pelas transformações epistemológicas recentes em torno das humanidades digitais e da ciência social computacional, sendo entusiasta do uso de técnicas computacionais como raspagem de dados e processamento de linguagem natural na pesquisa sociológica. Estuda, atualmente, o gerenciamento do microtrabalho e seu papel na construção da chamada Indústria 4.0.

Contatos:

E-mail: vtrmussa@gmail.com

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2934187748254130

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0328-1763

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vmussa/

GitHub: https://github.com/vmussa

LinkedIn
Jorge Barbosa
Doutorando
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Mestre em Sociologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas - PPGS/UFAL. Doutorando (início em 2020) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - PPGCS/UFBA. Membro do Laboratório de Humanidades Digitais (LABHD/UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economia das Simbolizações (GruPPAES/UFAL).

Contatos:

E-mail: jhsbarbosa@gmail.com

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1661372950139188

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8241-9176

Milena Geisa
Doutoranda
Sou Doutoranda (2022 - 2026) e Mestra em Ciências Sociais (2019), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E graduada (2017), também em Ciências Sociais, pela mesma Universidade. Em 2022, passei a integrar o Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia e o International Union of Anthropological and Ethnological Sciences Internship Program. Possuo experiência em Feminismo Evangélico e Ativismo Digital. Atualmente, pesquiso terapias digitais. E interesso-me, principalmente, por: Antropologia Digital, Antropologia das Emoções e Saúde Mental.
LattesORCID
Beatriz Ferreira
Mestranda
Mestranda do Programa de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (2018).

Contatos:

E-mail: ferreirabbraga@gmail.com

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1323847939710397

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7775-0860

Juciane Pereira de Jesus
Mestranda
Licenciada em Ciências Sociais (2022) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudante de graduação em Sociologia (reingresso/UFBA) e mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA), membro e pesquisadora do Laboratório de Humanidades Digitais (LabHD/UFBA). Pesquisa temas relacionados: a Sociologia Digital, Métodos Digitais de Pesquisa, Redes Sociais, Desinformação relacionada a saúde e Extrema-direita no Brasil.
ORCID
Jefte Batista
Mestrando
Técnico de nível médio em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA - Campus Seabra. Licenciado em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é pesquisador no Laboratório de Humanidades Digitais (LabHD) onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Sociologia Digital, Métodos Digitais de Pesquisa, Economia do Compartilhamento, Capitalismo de Plataforma e Análise de Mídia.

Contatos:

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0885783090847269

Lucas Baqueiro
Mestrando
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia
Priscila Valverde
Bolsista - Apoio Técnico
Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB(2020). Graduanda de Licenciatura em História pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa História das Afro-Américas e dos Afro-Americanos. Bolsista de Apoio Técnico do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA. Pesquisa temas relacionados ao Pós-abolição e à História Digital.
Anna Carollyne Vieira
Bolsista IC - PIBIC
Técnica de nível médio em Informática pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA Camaçari. Bacharelanda Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e, atualmente, atua como bolsista de iniciação científica (PIBIC) pelo LABHD - UFBA.

Contatos:

E-mail: annav@ufba.br

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5858088703231741

Gabriel Andrade
Ana Carolina Balbino
Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI) pela Universidade Federal da Bahia. Participei do projeto Meninas em Ciência, Tecnologia e Engenharia ( Chicabytes ).

Contatos:

E-mail: carolbalbinos@hotmail.com

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5360985189241281

LinkedIn: linkedin.com/in/ana-carolina-balbino/

Daniel de Sena Bastos
Bolsista IC - PIBITI
Graduando em bacharelado interdisciplinar de ciência tecnologia e inovação da UFBA do campus de Camaçari.

Contatos:

E-mail: danielosena@hotmail.com

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2940799901737797

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-sena-0055861b3

Talia Lino
Bolsista IC - PIBITI
Desenvolvedora de Software formada em TI, ensino médio e técnico, pela Instituição Federal da Bahia (IFBA). Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fui embaixadora do Mega Hack 5.0, como representante da Bahia. Quarta colocada entre as equipes de maiores destaques na semifinal do Mega Hack 5.0, desafio da banca CPFL. Sexta colocada entre as equipes de maiores destaques na semifinal do Mega Hacka Woman, desafio da banca MCTIC. Fui monitora da 3° Jornada Universitária da UFBA de Camaçari, para alunos do ensino médio da rede estadual, do curso Introdução à plataforma Arduino. Palestrante do projeto Programar é Fácil para um grupo infanto-juvenil, administrado pelo Museu Unica na Cidade do Saber, com parceria da Seduc, sobre Lógica Matemática.
Github
Maria Luiza
Bolsista IC - PIBIC
Beatriz Leal Fraga
Bolsista IC - PIBIT
Estudante de graduação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bolsista de iniciação científica (PIBIT) no Laboratório de Humanidades Digitais (LabHD).
Ingrid Barreiros
Bolsista IC - PIBIC
Bacharelanda em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal da Bahia - Campus Carlos Marighella. Atualmente atua como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pelo Laboratório de Humanidades Digitais - LABHD/UFBA.
Thamirys Albuquerque
Bolsista IC - PIBIT
Técnica de nível médio em Informática pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA (Campus Camaçari). Bacharelanda Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (Campus Carlos Marighella) e estudante da área de ciência de dados. Atualmente, atua como bolsista de iniciação científica pelo Programa Permanecer (PROAE/UFBA).
Lattes
Iolanda Ramos
Bolsista IC - PIBIT
Bacharelanda Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal da Bahia - Campus Carlos Marighella, cientista em formação na área de Dados e Bolsista de Iniciação Cientifica pelo pelo programa PERMANECER - PROAE/UFBA.
Lattes